5 Dicas de Filmes “Nacionais” que todo amante do Direito Deveria Ver

profleandro

 

Leandro Eustaquio*

SÉRIE DICAS N. 7

No vídeo de hoje (o sétimo da série) o professor traz 5 Dicas de Filmes Nacionais que todo Amante do Direito deveria ver.

Na 1a. dica do vídeo, o Professor fala de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” filme de 1964 dirigido por Glauber Rocha (link para o filme completo  https://www.youtube.com/watch?v=OlgBrV-E0v0). O Sertanejo Manoel e sua mulher Rosa levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra desolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás. Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo (Sebastião) que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Os latifundiários decidem contratar Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.

Na 2ª. dica, Leandro fala sobre o filme “Zuzu Angel” (link para o filme completo https://www.youtube.com/watch?v=TUv1BTLBSBQ ). Zuzu Angel foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e do jornalista Hildegard Angel. Zuzu teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar brasileira. A partir do assassinato, a apolítica Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart.

Na 3a. dica, Leandro Fala do filme “Batismo de Sangue”, dirigido por Helvecio Ratton, tendo em seu elenco atores de peso como Cassio Gabus Mendes, Caio Blat e Daniel de Oliveira (link o filme completo  https://www.youtube.com/watch?v=MNLDs8kNuUM ). Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada.

Já na 4a. dica do vídeo, o Professor fala de “Meu nome não é Johnny”, filme com Selton Mello e Cleo Pires. (link para o filme completo https://www.youtube.com/watch?v=MNLDs8kNuUM). João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro, frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Na 5a. dica, Leandro comenta o Filme Marighella, filme dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge. O filme dirigido por Wagner Moura, que deve estrear apenas em novembro de 2019, é uma cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. A produção é uma adaptação do livro Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães.

Assista ao vídeo

 

Inscreva-se   Canal do Professor Leandro Eustaquio

 

*Leandro Eustáquio, Mestre em Direito Público, Especialista em Direito Público, Graduado em Direito. Possui experiência de mais de 16 anos em sala de aula, cursos preparatórios para concursos públicos e Exame de Ordem da OAB.

 

 


Desenvolvido por Jotac