A nova era da complementação industrial e arranjos produtivos Brasil-Paraguai

novaera

 

Por Paulo Morais*

No dia 03 de abril, na Laad 2019, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, no estande da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), foi firmado um acordo de cooperação e transferência de tecnologias , entre as empresas Jetwind Brasil e Engineering S. A. , que inaugura uma nova era da complementação industrial e arranjos produtivos entre Brasil e Paraguai: a era da inovação como fator de maior inserção competitiva de Brasil e Paraguai no comércio global .

Gral. Antônio Burgos, vice-presidente da ABIMDE , Paulo Morais , Roberto Gallo presidente da ABIMDE, Tiago Giglio Rodrigues da Jetwind Brasil, Andrés Campos Cervera da Engineering Paraguai e Tamara Savelkoul da Jetwind Holanda.

Na oportunidade, os empresários, Tiago Giglio Rodrigues e Andrés Campos Cervera, manifestaram que a partir da transferência de tecnologias sensíveis entre Jetwind Brasil e a Engineering S. A. para o desenvolvimento deste projeto de cooperação bilateral, cria-se um novo potencial de integração produtiva e complementação industrial binacional, num setor estratégico e que terá o condão de fortalecer a participação dos dois países em mercados extremamente competitivos.

 

niovaera2

 

O produto escolhido para iniciar a parceria , foi o RPA profissional desenvolvido pela Jetwind Brasil,um equipamento multimissão de baixa e média altitude para ISR ( intelligence, surveillance and reconnaissance), missões agro-ambientais e de fiscalização de linhas de transmissão e de condições estruturais de barragens.

Um único RQ-17 ION “3 em 1” pode realizar missões com alta eficiência em diversos cenários e aplicações exigentes, como baixos custos operacionais, longa resistência, cobertura persistente, segurança de vôo centrada, fácil de operar.

Tem como público alvo, no setor governamental, forças armadas, polícias, bombeiros, órgão ambientais, agências reguladoras e no setor privado empresas de segurança, inspeções de superfície, industrias , agro negócio, entre outros.

 

novaera3

 

Essa integração das cadeias produtiva, tecnológica e comercial, fomentará a inovação, o desenvolvimento de fornecedores regionais , a implantação de novas infraestruturas , a capacitação de recursos humanos , a criação de novos empregos e a harmonização de certificações técnicas, dentro de um processo de melhoria contínua e qualidade, cristalizando um círculo virtuoso para os dois países , dentro de um ambiente de negócios internacionais.

Por fim, gostaria de destacar a participação decisiva no processo de articulação e construção desta parceria binacional, do lado paraguaio, Marjorie Báez Ríos diretora executiva da Technopolis Innovación Y Tecnologia, MBH Soluciones Empresariales, Dr.Antonio Fernando Pinheiro Pedro, da Agencia de inteligência Corporativa e Ambiental(AICA) , além do Dr. Roberto Gallo e do Gral. Antônio Burgos, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE),

 

paulomoraes*Paulo Morais é advogado e consultor internacional de empresas, foi coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas dos Advogados e membro da Comissão de Meio Ambiente, da OAB de São Paulo. Condecorado com a Legião do Mérito do engenheiro Militar, pela Academia Brasileira de Engenharia Militar, no grau de “Alta Distinção” por destacados serviços à Engenharia Militar.

 

 

 


Desenvolvido por Jotac