Brasil na era da informação  

 

Rio-de-Janeiro-29-1MB

 

Por Brunno Zanini*

Com o passar dos anos a tecnologia tem se tornado mais eficiente. A evolução nas interrelações, no processamento e armazenamento de dados revelou diversas novas possibilidades.

O armazenamento de dados vem acontecendo desde os anos 90. Hoje o volume acumulado é enorme. A boa velocidade de processamento alcançada possibilita a sua análise massiva. O resultado da interpretação tem sido explorado para os mais variados fins. Por exemplo, é factível prever a provável inadimplência de um cliente. Cruzam-se dados que isoladamente pouco revelariam, mas aplicados dentro de uma lógica denunciam com quase 100% de precisão um provável calote.

3plataformaO que poucos sabem é que esses dados são também gerados por você, por mim e por qualquer pessoa que se utilize de um computador, um smartphone, que faça compras com cartão de crédito. Em nossas redes sociais, em trocas de e-mail, em conversas por aplicativos, em pesquisas em sites de buscas geramos dados para os gigantes da tecnologia.

Os dados são convertidos em conjuntos de informações e vendidos para fins de segregação de grupos específicos. O resultado das análises podem ser utilizadas para objetivos diversos, de novos produtos e ações de marketing, até campanhas políticas.

Apesar de tratar-se de tecnologia comprovada, aqui em terras tupiniquins ainda é utilizada de forma pouco expressiva. No mesmo sentido limitativo do nosso avanço tecnológico, empresários nacionais, funcionários de gerações anteriores e grande parte da população não são suscetíveis a mudanças que impactem o seu modo de vida.

Ponto interessante é a privacidade dos dados. Sua movimentação rastreada em tempo real pelo GPS, os dados de suas compras, suas pesquisas, são propriedades suas ou podem ser comercializados? Até que ponto estamos seguros? O Brasil não tem servidores próprios. Portanto, toda a nossa comunicação através da internet passa pelos Estados Unidos, inclusive emails enviados dentro do nosso território nacional.

 

FB_IMG_1494032974081

 

*Brunno Zanini, formado em análise e desenvolvimento de sistema pela faculdade de tecnologia impacta, analista de dados e segurança da informação. Curioso e interessado com temas políticos e de apoio ao empreendedorismo, bastante preocupado com a sustentabilidade e com assuntos relacionados a melhor gestão para o meio ambiente.

 

 


Desenvolvido por Jotac