Cidades Sustentáveis e Logística – Um debate para o futuro

Eduardo de Castro, Secretário do Verde da Cidade de São Paulo e Fernando Pinheiro Pedro, consultor, debatem a sustentabilidade e a mobilidade urbana

 

cidades-sustentaveis-IBL2

 

A Jornalista Liara Abrão, do Instituto Brasil Logística – IBL, entrevistou o Secretário de Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, Eduardo de Castro e o Consultor em Direito e Governança Ambiental, Fernando Pinheiro Pedro, sobre o tema Cidades Sustentáveis e a importância da pauta do Meio Ambiente na elaboração de Políticas Públicas efetivas para os próximos anos.

Assista ao debate clicando aqui   ou na imagem abaixo:

 

Como se sabe, 55% dos seres humanos vivem em centros urbanos, e essa concentração aumenta a cada ano. Esse fenômeno demanda energia, cujas matrizes necessitam substituição e modernização continua, visando atender às questões da poluição urbana, da escassez de recursos e das mudanças climáticas. Demanda melhoria contínua nos sistemas de abastecimento, absolutamente vinculados à redefinição dos modais, visando compatibilidade com o tráfego urbano, o deslocamento das pessoas e a acessibilidade. Demanda, por fim, redução do stress urbano, racionalização do tráfego para eliminar horas perdidas em congestionamento, qualidade de deslocamento e melhoria da logística de abastecimento da cidade.

A busca de sustentabilidade urbana passa pelo planejamento, pela regularização fundiária, pelo respeito à vocação histórica das cidades, pela engenharia e pela melhoria na distribuição de renda – que se reflete na geografia dos centros urbanos.

Ficha técnica:
Duração – 42m12s
Produção – Instituto Brasil Logística
Apresentação – Liara Abrão
link: https://youtu.be/ldqXh09RWM4
Fonte: The Eagle View
Publicação Dazibao, 18/10/2020
Edição: Ana A. Alencar

 

 


Desenvolvido por Jotac