DESMATAMENTO NA AMAZÓNIA E O CONTROLE TERRITORIAL

“Há uma falsa dicotomia agronegócio versus mata nativa” – diz Pinheiro Pedro

 

FPP

 

Há uma falsa dicotomia, um falso dilema, entre “agronegócio” versus “mata” no debate atual com relação ao desmatamento e queimadas na amazônia. Sobre isso, fala neste vídeo o advogado e consultor ambiental Antonio Fernando Pinheiro Pedro.

Para assistir, clique aqui ou na imagem abaixo:

 

Em verdade, o problema está relacionado ao descontrole territorial, que permite que o tráfico de madeiras nobres, os garimpos clandestinos, a grilagem de terras para pastos ilegais e a nova onda de plantação de maconha avancem sobre a mata.

Esse fenômeno decorre da falta de regularização fundiária, da má gestão ambiental sobre a região e da falta de integração entre as atividades policiais de repressão ao crime com a fiscalização ambiental.

 

Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View”. É Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN.

 

Fonte: The Eagle View
Publicação Dazibao,24/07/2020
Edição: Ana A. Alencar

 

 


Desenvolvido por Jotac