Fundo verde será sediado na Coréia do Sul

Danielle DennyPor Danielle Denny

Uma das dificuldades da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas é o financiamento. Países desenvolvidos têm mais facilidade para se preparar para catástrofes e minimizar seus danos, haja vista o relativo sucesso com que os EUA lidaram com o recente Furacão Sandy. Nesse sentido, muito importante o papel a ser desempenhado pelo Fundo Verde do Clima que direcionará recursos para que países em desenvolvimento enfrentem desafios decorrentes das mudanças climáticas.

As Nações Unidas, na 2ª. Reunião do Conselho do Fundo Verde do Clima, escolheram o distrito empresarial de Songdo-dong, na Coréia do Sul, para abrigar as instalações desse fundo. A escolha se deu entre Coreia do Sul, Alemanha, México, Namíbia, Polônia e Suíça e precisa ser ratificada durante a próxima Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, em inglês), em Doha, Qatar.

O estimado, durante a Rio + 20, foi que esse fundo precisa receber US$ 100 bilhões por ano até 2020, para ajudar os países em desenvolvimento a se adaptarem às mudanças climáticas. Porém, ainda há diversos impasses concernentes à forma de arrecadação dessa quantia e muitas são as críticas devido à falta de empenho das nações desenvolvidas para viabilizar essa forma de ajuda.

De certa forma, essa reatividade representa um entrave para que os países em desenvolvimento tenham uma posição favorável ao novo acordo climático que substituirá o Protocolo de Quioto e que, assim, se comprometam com metas mensuráveis, reportáveis e verificáveis. De qualquer maneira, a escolha da Coreia do Sul para sede representou um avanço, pois ela é tida como uma boa intermediária para equilibrar as tensões entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O Conselho estabeleceu, ainda, na mesma reunião, uma lista de 25 temas prioritários que serão trabalhados até o final de 2013. Os primeiros cinco são: a estrutura do modelo de negócios privados, assuntos relacionados às instalações empresariais, as formas de mobilização de recursos, as avaliações dos resultados e o estabelecimento de um secretariado independente.


Desenvolvido por Jotac