Pinheiro Pedro debate sobre Comunicação Ambiental em Congresso realizado em Belo Horizonte

Por Thieny Moltini

Sócio-fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, Antonio Fernando Pinheiro Pedro: “A comunicação ambiental é uma obrigação e a informação um direito. Ambos constituem funções inerentes ao regime democrático à sustentabilidade da nossa economia. Sem democracia, não há sustentabilidade”

Em outubro último, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, sócio-fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, participou do IV Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental e V Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental, que aconteceram em Belo Horizonte (MG). Abrindo o primeiro painel dos congressos, “O Direito à Informação Socioambiental”, Pinheiro Pedro falou a respeito dos “Dispositivos Legais para Acesso à Informação Ambiental”.

“Em matéria ambiental, a comunicação é uma obrigação e a informação um direito. Ambos constituem funções inerentes ao regime democrático. Sem democracia, não há sustentabilidade”, explica o advogado.

Como já é sua característica, o Congresso Brasileiro apresentou as últimas novidades relacionadas a ferramentas de comunicação, estratégias e atuação de profissionais na comunicação entre as empresas que geram grande impacto ambiental e seus stakeholders. O Congresso Mineiro, por sua vez, mostrou as novidades em comunicação ambiental, ferramentas de gestão de comunicação e estratégias que estão obtendo resultados na área de comunicação ambiental.

O encontro teve duração de dois dias e contou com 12 palestras, entre elas: “Capacitação de Profissionais de Comunicação para atuar nos campos de informação ambiental”, “Avaliação de Riscos Socioambientais e Interface com a Responsabilidade Socioambiental” e “O papel da Comunicação na Conscientização da Sociedade”.


Desenvolvido por Jotac