RÉQUIEM PARA PEDRO PENTEADO

UM NOME PARA SER REGISTRADO NA MEMÓRIA DA AGÊNCIA AMBIENTAL PAULISTA

 

Pedro Penteado de Castro Neto

Pedro Penteado de Castro Neto

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

Em nossa vida encontramos pessoas que naturalmente acrescentam.

Era o caso de Pedro Penteado de Castro Neto, ou simplesmente Pedro Penteado.

Pedro era engenheiro especialista em tecnologia ambiental, funcionário de carreira da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Não foi um funcionário comum. Pedro fazia toda a diferença. Teve grande influência nos rumos da gestão de resíduos e tratamento de solo contaminado no sistema ambiental paulista e brasileiro.

Seu acervo pavimentou vários caminhos adotados pela agência ambiental paulista – e isso torna perene sua passagem pela administração pública ambiental.

Outra marca que o distinguirá era a simpatia.

Destacava-se por sua aparência fleumática. Para o fleumático a vida é uma experiência calma, equilibrada, feliz e sem grande agitação, na qual se envolve o menos possível.

Essa postura o mantinha sempre com um sorriso “de Monalisa”, no ambiente de trabalho, que lhe permitia administrar as tensões no trato com técnicos e consultores os mais diversos, eu incluso, que o abordavam com os mais variados problemas e questionamentos.

Pedro deixava sempre transparecer que sabia pormenores e aspectos não aparentes nos conflitos com os quais administrativamente era obrigado a tratar. Essa característica permitia ao interlocutor prevenir-se de fatores que, embora secundários, poderiam, em algum momento, interferir no processo em causa – fosse um licenciamento ambiental, fosse uma remediação de dano ou um novo instrumento regulatório.

Discreto, não se estendia nos diálogos – mas o que informava era valioso. Fazia toda a diferença.

Pedro morreu de repente. Vítima de uma complicação pós-operatória absolutamente inesperada.

Soube de seu falecimento, meses depois, por meio de sua filha, minha aluna e brilhante advogada, que seguiu os passos do pai na paixão pela gestão ambiental e que me comunicou do fato.

Confesso minha tristeza pela circunstância de saber que uma pessoa querida e conhecida há quase três décadas, partiu sem que outros colegas tivessem tido o cuidado me avisar. Deixo registrado isso, para justificar o porquê destas linhas, escritas quase cinco meses após o falecimento de Pedro Penteado.

Requiem aeternam, Pedro.

 

afpp3Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e das Comissões de Política Criminal e Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP. É Vice-Presidente da Associação Paulista de imprensa – API, Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.

 

 

 


Desenvolvido por Jotac