Sustentar 2013 expande fronteiras e lança projeto inédito

6ª edição do maior fórum de sustentabilidade da América Latina chega a São Paulo. Com projeto inédito, a iniciativa propõe uma articulação visceral de propostas na busca por uma nação mais participativa e consciente.

Por Marcela Haddad e Gilson de Souza

Comitê de Desenvolvimento de Conteúdo do Sustentar 2013 na ACMinas (Imagem: Divulgação/Sustentar 2013)

Comitê de Desenvolvimento de Conteúdo do Sustentar 2013 na ACMinas (Imagem: Divulgação/Sustentar 2013)

Com o objetivo de promover um amplo diálogo sobre importantes questões socioambientais do planeta, o SUSTENTAR 2013- 6º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – preparou para este ano uma edição repleta de novidades. O Instituto Sustentar, responsável pela concepção e organização do evento, vai expandir a iniciativa para a capital paulista, em uma Edição Especial prevista para o dia 16 de maio, nos auditórios do World Trade Center- WTC. Em Belo Horizonte, o evento será realizado no Centro de Convenções Minascentro, nos dias 29 e 30 de agosto.

A 6ª Edição do maior fórum de sustentabilidade da América Latina será norteada pelo Projeto Construção de Nação Sustentável. Esse movimento vai auxiliar no planejamento estratégico nacional, articulando e integrando propostas, com a colaboração da cada setor em prol da construção de uma nação social, ecológica e economicamente mais viável. Em parceria com o Instituto Orior e Fundação Dom Cabral, o formato foi idealizado pelo coordenador das atividades de pesquisa do Centro de Referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade da FDC, Raimundo Soares.

O Projeto Construção de Nação Sustentável, que será lançado na Edição Especial São Paulo do SUSTENTAR 2013, é constituído por um Comitê Gestor e cinco Grupos Focais: empresarial, governamental, acadêmico, ONGs e mídia. O projeto propõe uma síntese dos compromissos assumidos na Rio + 20, a identificação de movimentos de estudos, pesquisas, documentos e projetos, que criem modelos de Nações Sustentáveis para integrá-los a uma sociedade global. Para tornar o formato mais interativo, está prevista ainda a implantação de um portal na web.

Como parte integrante do projeto, o SUSTENTAR 2013 também realizará a 2ª Edição o Prêmio Construtor de Nação Sustentável. “Não é um prêmio competitivo, mas uma identificação de agentes transformadores” define Raimundo Soares. O objetivo do prêmio é o reconhecimento dos articuladores que fomentam discussões e disseminam iniciativas exemplares. Podem ser identificados como Construtores de Nação Sustentável órgãos do governo (executivo, legislativo e judiciário), setor empresarial, mídia, setor acadêmico, centros de produção, inovação e tecnologia, ONG’s. A escolha seguirá os princípios estruturantes, que devem ser identificados e divididos por categorias como Inventividade, Potencialidade, Educação, Viabilidade e Produtividade.

A coordenadora institucional do SUSTENTAR, Jussara Utsch, enfatiza que o projeto vai colaborar na construção de uma sociedade mais articulada, responsável e protagonista na confecção de um futuro desejado e coerente com as grandes mudanças no cenário mundial. “Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, reforça.

Para o coordenador executivo do evento e presidente da ACMinas (Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais), Roberto Fagundes, o Brasil apresenta todas as condições para liderar uma profunda mudança estrutural dos agentes sociais e estimular a cooperação e a prosperidade em direção à sustentabilidade. “É o país mais rico em biodiversidade do planeta e tem a maior reserva de água doce disponível, além de ser movido por uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. É neste contexto, que o SUSTENTAR e o projeto pretendem firmar suas ideias”, completa.

A edição Belo Horizonte contará com cerca de 240 palestrantes, sendo vários internacionais. A programação inclui 22 eventos simultâneos, como fóruns, atrações culturais, olimpíada de sustentabilidade, feira de produtos e serviços, cursos, seminários, workshops e oficinas. A estimativa é de que oito mil inscritos passem por lá. Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo, iniciativa privada, setores empresarial e industrial, pesquisadores, ONGs, acadêmicos, estudantes e civis.

Entre os conferencistas internacionais, foram convidados ambientalistas renomados, como a presidente da Associação Nacional de Comunicação dos Estados Unidos, Judith Trent, e o economista indiano e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Pavan Sukhdev. O Instituto Sustentar aguarda ainda a confirmação do ator e membro de ONG´s ambientalistas Leonardo Di Caprio. “Fizemos o convite e temos grandes chances de aceitação”, diz Jussara.

Programação

Para definir as diretrizes do conteúdo e programação do 6º Fórum Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Sustentar conta com um Comitê Executivo formado por representantes de diversos setores. O encontro teve a presença, além dos coordenadores do Instituto Sustentar, representantes da CEMIG, da VM Tubes, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad), Fundação Dom Cabral (FDC), SEBRAE, Belotur, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Vale, Sinduscon e especialistas da área do Direito Ambiental da Pinheiro Pedro Advogados.

Na programação, estão previstos temas como Economia Verde, Gestão de Resíduos, Biodiversidades, Mudanças Climáticas, Construção e Mineração Sustentável, Direito Ambiental dentre outros.

Para a subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da SEMAD/MG, Marília Carvalho de Melo, o tema “ Água” não pode faltar. “Para alertar a todos sobre o problema da limitação dos recursos hídricos, a ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Por isso, vamos repercutir e levantar focos de discussão em torno do assunto”, pontua.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) também vai desempenhar papel de destaque no SUSTENTAR. A entidade, que foi agraciada com o Prêmio Construção de Nação Sustentável no evento de 2012 na categoria Produtividade, vai abordar os desafios da sustentabilidade nas Médias e Pequenas Empresas (MPEs).

A Analista de Sustentabilidade do Sebrae, Júlia Padovezi Miranda, afirma que o foco será a exposição de cases de sucesso das PMEs durante as palestras. “Ações sustentáveis podem estimular a procura por produtos ou serviços. Alguns cases são de empresas que empregaram a destinação correta dos resíduos”, ressalta. Durante o evento, também será apresentado o 3º Prêmio do Sebrae de Práticas Sustentáveis.

Já o Fórum Direito Sustentável vai acender os últimos acontecimentos da área, e terá o advogado ambientalista Antônio Fernando Pinheiro Pedro, no comando do seminário. Pinheiro também é membro do Comitê de Energia e Desenvolvimento Sustentável e da ICC Green Economy Task Force, da CCI Câmara de Comércio Internacional e da Comissão de Meio Ambiente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Para a coordenadora do Núcleo Petrobrás de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC), Maria Raquel Grassi, é fundamental levantar a discussão ao nível dos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável, que consiste no tripé Econômico/Ambiental/Social. “Sabemos que o modelo socioeconômico e ambiental vigentes é incompatível com o desenvolvimento sustentável. A escassez de recursos limitará o estilo de vida e padrão de consumo de todos. É preciso discutir esta equação em eventos como o Sustentar 2013 e encontrar novos caminhos”, ressalta.


Desenvolvido por Jotac