UMA AGENDA PARA SALVAR A GESTÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Mãos à obra! Os instrumentos estão à mão, basta agir! Informa Pinheiro Pedro. Saiba como assistindo ao vídeo

 

afpp08

 

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro*

O advogado e consultor ambiental, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, analisa a crise ambiental em relação à gestão ambiental na Amazônia Legal, identifica os atores e aponta o que deve ser feito para reconfigurar a gestão ambiental no governo brasileiro.

Pinheiro Pedro adverte que não é preciso “reinventar a roda”, basta aplicar o Macrozoneamento ecológico-econômico, resgatar o Sisnama – Sistema Nacional do Meio Ambiente e Reorganizar o sistema de implementação da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Assista ao vídeo clicando aqui ou na imagem abaixo:

afpp08

 

Não é necessário repetir a sucessão de problemas graves enfrentados pelo governo no campo ambiental, desde 2019. Basta verificar que a sucessão de problemas resultou praticamente numa nova Síndrome de Janus governamental : um ministro (Salles) desprovido de interlocução com o próprio sistema e com os stakeholders nacionais e internacionais e o Vice-Presidente, General Mourão, no comando da operação de garantia da Lei e Ordem na Amazônia, na presidência do Conselho da Amazônia e na gerência da crise ambiental em curso na região. Com isso, o governo federal na Amazônia Legal passou a ter dois rostos.

A solução não é boa. Na verdade ampliou a desconfiança com relação ao que será feito em prol do controle da degradação no bioma mais rico, mais cobiçado internacionalmente, e mais sensível do planeta.

Tenho conversado com atores envolvidos nas três esferas do conflito acima apontadas e o que sinto, sinceramente, é que há uma névoa envolvendo os navegadores, que singram o mar dos conflitos sem um mapa e sem bússola – orientados apenas pela viuvez do passado, a revolta do presente e o medo do futuro. Nesse sentido, o naufrágio será certo.

O que fazer? Ora… buscar um mapa e traçar os rumos!

Para saber mais, leia em :

PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro, “Uma Agenda Ambiental para Salvar a Gestão Ambiental do Brasil”, in Blog The Eagle View, in https://www.theeagleview.com.br/2020/08/uma-agenda-para-salvar-gestao-ambiental.html

 

afpp11*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View”. É Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN.

 

Fonte: The Eagle View
Publicação Dazibao, 04/08/2020
Edição: Ana A. Alencar

 

 


Desenvolvido por Jotac